O que devo fazer para anunciar no Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que permite aos donos de empresas se cadastrarem, e com isso serem encontrados com maior facilidade por consumidores e possíveis clientes, através de pesquisas do buscador e também no Google Maps. Neste artigo você vai entender como deve usar o Google Meu Negócio para anunciar o seu negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, ou Google My Bussines, é uma ferramenta que permite um contato mais direto entre empresas e clientes. Através dessa ferramenta, os usuários têm acesso a importantes informações das empresas que facilitam na hora de escolher uma delas para atender suas necessidades. A empresa pode colocar os seguintes dados a disposição:
- Endereço;
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Notas sobre os serviços/produtos da empresa;
- Perguntas e respostas;
- Entre outras informações.
Quais os benefícios do Google Meu Negócio?
Já sabemos que a plataforma do Google Meu Negócio pode ajudar na divulgação de empresas locais de maneira orgânica, mas existem outras vantagens que você e sua empresa podem aproveitar. Confira a seguir:
Aumentar o alcance de uma empresa
Com o Google Meu Negócio, sua empresa aparece na primeira página do Google e no Google Maps, o que expande a presença digital da empresa e atrai mais clientes e consumidores.
Mensuração de resultados
Para que uma boa estratégia de marketing dê resultado, é preciso mensurar ela. A plataforma do Google Meu Negócio permite que os donos das empresas, acessem diversas informações, confira algumas delas:
- Como os clientes pesquisam a empresa;
- De onde os clientes são;
- Quantas pessoas ligaram diretamente para empresa usando o telefone exibido no Google Meu Negócio;
- Quantos pedidos de rotas foram feitos;
- Quantos cliques o site teve.
Confiabilidade
As empresas que verificam as suas informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores e assim escolhem a sua empresa, segundo informações da própria empresa.
Ser encontrado pelos clientes
O Google Meu Negócio aproxima a sua empresa dos clientes em momentos importantes, como quando eles já estão em uma fase avançada nas jornadas de compra. Quando o usuário tem a intenção de adquirir um bem ou serviço e pesquisa no Google, ao encontrar a sua empresa ela fica um pouco mais próximo de contratar sua empresa ou comprar o seu produto.
Mais interação com o público
Uma das funcionalidades da plataforma Google Meu Negócio é permitir comentários de clientes e possíveis clientes sobre a sua empresa. Com isso, o público pode interagir dando notas de avaliação para o seu negócio, seja ele um produto ou serviço. Além de expressar opiniões, ideias, críticas e tirar dúvidas. Mas para que essa interação seja significativa é importante que você faça a sua parte, respondendo os comentários, postando novidades, inserindo fotos do seu negócio. Isso atrai maior engajamento e interesse do público.
Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?
Agora que você conhece as vantagens dessa plataforma, deve se preparar para inscrever a sua empresa no Google Meu Negócio. Para ajudar você, confira o passo a passo que preparamos para criar o cadastro neste serviço. Confira:
1 – Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”, em seguida faça login na plataforma através da sua conta no Google.
2 – Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”. Você vai ser direcionado para um mapa onde você vai localizar o endereço do seu negócio e preencher outras informações importantes em um formulário à esquerda.
Lá você deve colocar o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, papelaria, salão de beleza, etc). Em seguida, clique em continuar.
3 – Confirme sua autorização para gerenciar a empresa. As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com caixas azuis. Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Ao confirmar essa informação, você será direcionado para uma outra página em que o Google fará o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.
4 – Após essa etapa, você será redirecionado para o seu painel de controle. Para poder editar as suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google. Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você. A carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.
5 – Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro. Você deve incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.
Conclusão
O Google Meu Negócio pode ser um dos maiores aliados para a sua empresa! Com a ferramenta, você gerencia sua marca online através do Google, delimitando o lugar exato, serviços oferecidos e horários de funcionamento, além disso, a plataforma é gratuita e oferece a você a oportunidade de falar diretamente com seus clientes, recebendo elogios e sugestões através de avaliações e comentários.
Quer saber mais sobre como alavancar a sua empresa? Entre em contato com a Upster e saiba mais.